quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Linha de tronco


Sempre que começamos a estilizar um bonsai, vem a pergunta: qual estilo seguir? O que define o estilo?


É imprescindível que observemos o tronco na hora de executar a maioria dos estilos. É certamente o tronco que vai nos dar pistas importantes na hora de escolher como vamos trabalhar nosso bonsai.

Por isso é fundamental que observemos a “linha de tronco”

Começando pelo nebari, passando pelo tashiagari, até o ápice é o que chamamos de linha de tronco.

O que observar na hora de escolher a linha de tronco:

1. Nebari : Já estudamos anteriormente

2. Tashiagari: Já estudamos anteriormente. Vale lembrar que é ele quem define o restante da linha de tronco. Se temos um tashiagari com poucas curvas, precisamos uma linha de tronco com poucas curvas.

3. Conicidade: Importantíssimo!!! A árvore deve começar grossa e ir afinando em direção do ápice. O ideal é que este afinamento seja progressivo, sem afinamentos abruptos. Também é bom procurar um afinamento continuo, evitando áreas com pouco afinamento no meio da planta (chamamos de áreas monótonas). Uma boa forma de conseguir conicidade é substituir partes do tronco por um galho (formando novo ápice, mais baixo e mais cônico). Conicidade invertida (mais grossa em cima do que em baixo) é um erro difícil de corrigir. Evite plantas assim.

4. Movimento: Não é somente curvas laterais que fazem o movimento. Um bom movimento precisa de profundidade, de ritmo. Um zig-zag não é um bom movimento. Torna a planta monótona.

Aqui vale ressaltar que na medida que nos aproximamos do ápice da planta as curvas devem ser mais próximas e mais suaves.

5. Inclinação: No Japão usa-se uma leve inclinação para a frente, indicando reverência, respeito da árvore por seu observador. Bonsai com ápice inclinado para trás é considerado desrespeito para com quem o observa.

Igualmente é considerado falta de respeito quando a primeira curva do tronco faz um “peito” em direção ao observador.

6. Ausência de cicatrizes: Sempre procurar uma linha de tronco limpa, sem cicatrizes, ou com cicatrizes que possam ser corrigidas. Quando cortar um galho grosso, é bom que o corte fique para trás.

7. Posição dos galhos: Observar se é possível encontrar galhos para formar a copa, ou se é necessário girar um pouco a planta para isso. Se a planta tem galhos todos para um lado, pode dificultar a estilização.

Uma dica: Gire e incline a planta em todas as direções. Isso ajudará a encontrar a melhor posição para trabalhar ela. Nem sempre a posição que a planta vem no vaso é a adequada. As vezes uma inclinada resolve muitos problemas na planta, especialmente a falta de movimento.